Dilatação do FIES | Prazo Como Pedir Prorrogação3 min para leitura

O FIES (Fundo de Financiamento do Ensino Superior) foi criado no ano de 1976 (mil novecentos e setenta e seis) com o nome de Crédito Educativo, após o Impeachment de Fernando Color de Mello e implantação do real como moeda brasileira, o Governo do então presidente eleito Fernando Henrique Cardoso preocupou-se em diminuir as taxas de juros cobrados por financiamentos de diversas naturezas, surge então o FIES.

No ano de 1999 (mil novecentos e noventa e nove) e junto com a política de diminuição das taxas de juros o FIES (Fundo de Financiamento do Ensino Superior) tem o valor da taxa de cobrança do financiamento cobrada pelo Banco do Brasil ajustada de 6,5% (seis e meio por cento) para 3,5% (três e meio por cento).

Atualmente o FIES (Fundo de Financiamento do Ensino Superior) funciona através de atendimento nos banco Nossa Caixa Federal e Banco do Brasil, nas agências devem ser assinados os contratos de adesão, amortização e prorrogação do prazo para o pagamento do financiamento estudantil.

dilatacao fies

Como Funciona e Inscrições FIES 

O FIES (Fundo de Financiamento do Ensino Superior) é um financiamento do valor do curso sobre uma taxa de juros, o pagamento do financiamento deve ser feito após o término do curso, entende que após graduar-se o cliente poderá ser capaz de arcar com os custos da mensalidade da faculdade, para fazer o financiamento é necessário que o cliente tenha fiador e renda per capita.

As Inscrições para o FIES (Fundo de Financiamento do Ensino Superior) devem ser realizada através da internet no endereço www.sisfiesportal.mec.gov.br, o candidato deve acompanhar o período de divulgação dos aprovados para o financiamento, após a aprovação o candidato deve comparecer a uma agência do Banco do Brasil e Nossa Caixa Federal para realizar a assinatura do contrato.

Durante o período de duração do curso o estudante deve pagar a cada 3 (três) meses o valor máximo de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) referente aos juros do financiamento, após a conclusão do curso o estudante tem 18 (dezoito) meses para fazer o pagamento do valor financiado em parcelas.

Amortização e Dilatação do FIES 

site fies

É chamado de Dilatação do FIES (Fundo de Financiamento do Ensino Superior) a prorrogação do prazo do financiamento, deve ser solicitada caso o estudante não tenha terminado o curso superior no prazo previsto no contrato inicial, já a amortização é o período final de carência onde , após os 18 (dezoito) meses do término do curso superior o estudante deve pagar o valor determinado na contratação do FIES.

O pedido de amortização bem como simulação do novo valor para pagamento das parcelas do FIES ( Fundo de Financiamento do Ensino Superior) devem ser efetuados através da internet no endereço eletrônico www.sisfiesportalmec.gov.br.

Após o pedido de amortização ou dilatação do FIES (Fundo de Financiamento do Ensino Superior) no site SISFIES e MEC (Ministério da Educação), o estudante deve procurar a Agência da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil para assinar o novo acordo.

Quem pode fazer o FIES

Para fazer o FIES o estudante deve possuir uma renda mensal no valor de 3 (três ) salários mínimos, participar de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e estar aprovado em Curso Superior de Graduação, Bacharel ou Tecnológico .

Para fazer o cadastro no site é necessário que o estudante forneça o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e todas as informações solicitadas, endereço, nota do ENEM que deve ser maior do que 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos com valor da redação superior a nota zero, e informações sobre a renda familiar.

Todas as informações declaradas durante a inscrição deverão ser confirmadas através da apresentação dos documentos após aprovação em Agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Add Comment