SISU MEC | Tudo sobre o SISU7 min para leitura

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pretende ingressar em uma Universidade Particular com bolsas de estudo total ou parcial deve aguardar a divulgação dos resultados da prova realizada no mês de novembro de 2018 (dois mil e dezoito), após a divulgação dos resultados da prova os candidatos deverão fazer o cadastro no Sistema de Seleção Unificado (SISU) com número de inscrição do ENEM.

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) foi criado para facilitar a oferta de bolsas de estudo através do Programa Universidade para Todos (PROUNI) e auxilia os candidatos na busca de vaga através da divulgação da nota de corte das universidades, o sistema funciona em consonância com a oferta de vaga pela faculdades e universidades e nota dos candidatos.

cadastro sisu (1)

Faça diversos cursos técnicas através do SISU

Cursos Tecnológicos de Nível Superior e SISU

Para ser bem sucedido na busca por uma universidade o candidato deve ficar atento a nota de corte, os candidatos que tiveram um acerto de até 33% (trinta e três por cento ) da prova ENEM , considerado uma nota mediana de menos de 50% (cinquenta por cento) também podem concorrer a vagas e é bem provável que consiga ingressar em um curso superior de tecnologia, a maioria das universidade oferecem vagas para cursos de Gestão Hospitalar e Gestão de Recursos Humanos , Tecnólogo em Design de Moda e outros com duração de 3 (três) anos .

Uma das carreiras mais concorridas no Sistema de Seleção Unificado (SISU) é a de professor de séries iniciais com formação em pedagogia, para esta área a nota de corte de anos anteriores costuma ser bem alta, por conta da concorrência e a oferta menor do que para as carreiras tecnológicas com maior oferta de vagas.

PRONATEC e SISUTEC

Existe ainda a possibilidade de concorrer a vagas com Bolsa Parcial , ou vagas em cursos de formação técnica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (PRONATEC), as vagas para cursos de Formação Técnica são destinadas aos alunos que já concluíram e Ensino Médio e optem pela Formação Técnica Subsequencial, são oferecidas vagas em Escolas Militares, SENAI, SENAC e Instituições Particulares para cursos que atendem um público variado com notas de cortes que devem obedecer aos critérios estabelecidos pela instituição e nota de corte do ENEM.

Para ingressar em cursos de Formação Técnica é necessário fazer uma prova, parecida com exame admissional, que no Brasil é proibido, esta prova estabelece uma nota mínima para que o aluno ingresse na instituição e depende da instituição a nota de corte pode ser maior ou menor, porém o vestibulitinho realizado em São Paulo é um exame com bastante concorrência, para concorrer no Sistema de Seleção Unificado (SISU) em cursos subsequenciais é utilizada a nota do ENEM.

Os cursos técnicos podem ser de Enfermagem, que exige uma boa nota porém é uma excelente opção para quem deseja ingressar na área da saúde ser enfermeiro ou fazer novamente o ENEM para conseguir bolsa no curso de medicina,  também são oferecidas vagas em cursos de eletrônica e mecânica e automobilística, com opções de ingresso e nota de corte menores, vale a pena ficar atento ao PRONATEC que oferece muitas possibilidades de carreira. Para concorrer a uma vaga em cursos profissionalizantes subsequencial os candidatos devem se inscrever no SISUTEC.

O que é SISU?

sisu (1)

SISU é a sigla de Sistema de Seleção Unificado, o SISU é uma plataforma digital, desenvolvida pelo Ministério da Educação brasileiro com o objetivo de facilitar a oferta de vagas em Universidades Particulares com bolsas de estudos pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI) integrais e parciais.

O SISUTEC é o Sistema de Seleção Unificado da Educação Profissionalizante, para que já decidiu ingressar em um curso subsequencial no ano de 2019 (dois mil e dezenove) pode aguardar a oferta de vagas em Escolas Técnicas Profissionalizantes, serão ofertadas também vagas em Escolas Militares para alunos que desejam seguir carreira militar e já concluíram o Ensino Médio.

Inscrições SISU Data da Prova?

Antes de qualquer coisa é necessário esclarecer que não é preciso fazer prova para se inscrever no Sistema de Seleção Unificado (SISU) a prova já deve ter sido realizada em novembro ou anos anteriores e a nota que conta para conseguir uma bolsa parcial ou integral é a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

Os candidatos que vão concorrer a bolsas de estudos em universidades e faculdades particulares devem se inscrever no Sistema de Seleção Unificado (SISU) e utilizar o número de inscrição do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

O Cadastro é realizado na Página do SISU, Acesse AQUI e faça seu cadastro.

Notas de Corte SISU

O Sistema de Seleção Unificado (SISU) tem uma dinâmica que funciona por turnos, durante o dia fica aberto para a seleção e consulta dos candidatos que concorrem a bolsa, já das 23:59hs (onze e cinquenta e nove da noite) até 01:59hs( uma hora e cinquenta e nove da manhã) é fechado para edição.

A capacidade de Edição do Sistema de Seleção Unificado (SISU) permite que os candidatos saibam qual a nota de corte dos cursos em tempo real, obedecendo a critérios das universidades e dos participantes, sobre a regra que os candidatos com nota maior serão classificados em ordem crescente de escolha.

É por isso que a maioria dos candidatos deixa para o último dia a escolha do curso desta maneira a nota de corte do curso que escolherem deve ser quase certa a que será utilizada como critério para concessão de bolsa de estudos, apesar desta ser uma boa estratégia conhecer a nota do ENEM, fazer simulados para ter uma base da nota ENEM é a melhor opção para escolher um curso adequado e conseguir uma bolsa de acordo com a nota de corte e expectativas de carreira do candidato.

Resultado SISU

O Resultado do Sistema de Seleção Unificado (SISU) sai em duas chamadas, na primeira os candidatos devem escolher o curso, e levar os documentos até a faculdade ou universidade, como são permitidas mais de uma opção o candidato que optar pela primeira escolha por exemplo deixa mais duas outras vagas.

Os cursos que tiverem nota de corte aprovada pela universidade, são aqueles cursos que foram escolhidos pelo candidato, que ficam em uma área pessoal da plataforma com senha de acesso, após a divulgação dos resultados os cursos recebem uma indicação que é um círculo verde para nota de corte aceita e círculo vermelho para nota de corte não aceita.

Segunda Chamada SISU

A segunda chamada dos Resultados do Sistema de Seleção Unificado (SISU) são as vagas remanescentes de candidatos que não fizeram a matrícula no tempo destinado, a segunda etapa acontece mais ou menos uma semana após a primeira etapa de resultados.

O procedimento é o mesmo para segunda chamada o candidato deve confirmar o interesse pelo curso e depois verificar o resultado círculo verde para nota de corte aceita e vermelho para nota de corte não aceita, após aprovação na Segunda Chamada levar os documentos necessários até a universidade ou faculdade e fazer a matrícula para o curso escolhido.

Lista de Espera SISU

Os candidatos em Lista de espera somente poderão concorrer a vagas para os cursos que escolheram em primeira opção, deve ser confirmado o interesse pelo curso e aguardar período determinado para consultar se a nota de corte foi aprovada, a consulta pode ser feita pela internet, porém a convocação para a matrícula em Lista de Espera somente é realizada pela instituição de escolha do aluno no ato da escolha do curso.

Add Comment