Como conseguir tratamento veterinário Gratuito6 min para leitura

No Brasil é recente a preocupação com os animais, em outros países como Estados Unidos da América a preocupação e cuidados com os animais já a muito tempo é considerada e divulgada na mídia, por se tratar de um país com índices elevados de pobreza é cada vez mais necessário o atendimento gratuito aos Pets principalmente cães e gatos, apesar da precariedade em que vivem muitas famílias brasileiras é comum se ter um Pet cãozinho ou gato em casa que merece cuidados e precisa de atendimento veterinário.

Para conseguir um atendimento gratuito a família que adota um pet pode buscar atendimento em um Hospital Veterinário Gratuito vinculados a Prefeitura de São Paulo localizados na Zona Leste e Norte ou em Universidades que oferecem atendimento gratuito; São universidades que oferecem atendimento gratuito: USP (Universidade de São Paulo), Anhembi Morumbi, Universidade Anhanguera do ABC, Hospital Veterinário UNISA (Universidade de Santo Amaro), Hospital Veterinário UNG (Universidade de Guarulhos).

Hospital Veterinário Gratuito

Os Hospitais Veterinários Gratuitos oferecem atendimento de pelo menos nove especialidades de Clínica Geral, Ortopedia, Oftalmologia, Neurologia, Cardiologia, Oncologia, Endocrinologia, dermatologia e odontologia. O serviço é destinado a tutores de animais de baixa renda do município de São Paulo.

O atendimento é feito em um Hospital com infraestrutura para receber e tratar o Pet, não é realizado atendimento por telefone para conseguir o atendimento em um dos Hospitais Veterinários Gratuitos é necessário que o dono do pet compareça ao local Hospital Veterinário com o animal e o documento de identidade RG e CPF, além do comprovante de residência.

A Associação de Clínicas Veterinárias é responsável pelos Hospitais Veterinários Gratuitos que são mantidos com a ajuda da Prefeitura de São Paulo, além de verbas já previstas no orçamento a Associação de Clínicas Veterinárias prevê criação de um site para receber ajuda, e também um número de telefone que será reservado para o recebimento de ajuda para os Hospitais Veterinários, os novos estabelecimentos serão mantidos com a ajuda da iniciativa privada e doação de pessoas físicas. Confira os Endereços dos Hospitais Veterinários:

Unidade Zona Norte

Av. General Ataliba Leonel, n°3194- Parada Inglesa

Telefone: (11)2478-5302

Unidade Zona Leste

Rua Serra de Japi, n°168- Tatuapé

Telefone: (11)2936-4745

Hospital da Faculdade de Medicina Veterinária da USP

Av. Prof. Dr.Orlando Marques de Paiva, 87

Hospital Veterinário UNISA – Universidade de Santo Amaro

O Hospital Veterinário UNISA está localizado na Zona Sul de São Paulo e foi criado em 1999, atualmente realiza em média 1 mil atendimentos por mês, com ampliação do horário a estimativa é que ocorra aumento de 30% no número de atendimento do Hospital Veterinário, o Hospital Veterinário da UNISA tem valores acessíveis e oferece serviços de clínica médica, endocrinologia, hematologia, endocrinologia, hematologia, cardiologia e nutrição.

Tratamentos disponíveis no UNISA

A clínica cirúrgica oferece especialidades de cirurgia geral, oncologia, oftalmologia, ortopedia e reprodução em pequenos animais, além does exames laboratoriais de radiologia, atendimento clínico cirúrgico de animais silvestres, atendimento clínico e internação para animais de pequeno porte e castração do animal (para fazer a castração é necessário agendamento prévio).

A equipe do Hospital Veterinário UNISA é composta por professores especializados, médicos veterinários e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da UNISA que participam ativamente da rotina clínica, o atendimento é de segunda a sexta feira das 8hs da manhã às 22hs da noite, o valor da consulta é de R$50,00 para mais informações e agendamento de consultas os interessados no Atendimento do Hospital Veterinário da UNISA podem ligar para o número (11)2141-8562.

Endereço do Hospital Veterinário UNISA: Rua José Portolano, 57- Jardim das Imbuias. São Paulo- SP (ao lado do campus I da UNISA). Telefone: (11)2141-8858.

Hospital Veterinário do ABC

O Hospital Veterinário do ABC é considerado um dos melhores do país e também serve como hospital escola para os cursos de Medicina Veterinária das Universidades do ABC, o hospital realiza atendimento clínico e cirúrgico a pets e outros animais cães, gatos, cavalo e boi, o hospital também realiza exames complementares e laboratoriais sangue, fezes e urinas, raio x e ultrassonografia, entre outros exames.

A equipe do Hospital Veterinário do ABC é formada por alunos e docentes que atuam em rotinas laboratoriais, realizando exames clínicos de pacientes, indicação e aplicação de tratamentos, atendimento e rotinas do Hospital Veterinário.

O valor da consulta no Hospital Veterinário do ABC é reduzido em relação a outros Hospitais Veterinários, isso porque conta com acadêmicos das universidades e colaboradores para o atendimento, a taxa cobrada para atendimento no Hospital Veterinário ABC é de R$35,00, menor do que a taxa de muitas clínicas particulares da região.

O hospital também oferece espaço para veterinários da região encaminharem animais em casos complexos e campanhas de castração e vacinação todos os anos em parceria com ONGS, o hospital oferece ainda métodos coadjuvantes de tratamento como acupuntura para animais com problemas comportamentais ou terminais com o objetivo de melhorar a sobrevida destes animais. O Hospital Veterinário do ABC fica na Avenida Dr. Rudge Ramos, 1701, São Bernardo e funciona de segunda a sexta-feira, das 8hs da manhã as 22hs da noite, as consultas podem ser agendadas no telefone (11) 4362-9064, mais informações podem ser dadas também através do e-mail [email protected]

Direito dos Animais

Na legislação do Brasil está previsto em lei o Bem-Estar dos Animais de Estimação ou Pets, apesar do estado ter a obrigação de zelo para que a convivência entre animais e seres humanos seja harmoniosa não ocorre a obrigação de construir Hospitais Veterinários Gratuitos.

Os Hospitais Veterinários Públicos construídos a partir do ano de 2012 são de responsabilidade da Prefeitura de São Paulo em parceria com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais , os Hospitais Veterinários Públicos também tem como prioridade o atendimento a famílias assistidas pelo Bolsa Família e que não podem arcar com custos de um veterinário particular, para receber atendimento em uma das unidades dos Hospitais Veterinários Gratuitos é necessário comparecer ao Hospital Veterinário com o pet cachorro ou gato munido dos documentos de identidade RG, CPF e Comprovante de Residência 30 vagas são reservadas para atendimento de urgência todos os dias e o restante para atendimento clínico, não é possível agendamento de consulta.

Add Comment